Estação Solar

Em consequência da crescente diversificação da matriz energética brasileira através da inserção das fontes alternativas de energia, em paralelo com uma maior conscientização ambiental somada aos constantes aumentos tarifários dos combustíveis fósseis e energia elétrica, os conceitos desenvolvidos se tornam excelentes soluções para o cenário atual. O escopo deste projeto teve como objetivo projetar e construir um estacionamento solar com interface para recarga de veículos elétricos na Universidade Federal Fluminense – UFF. Além de fornecer energia para a universidade, o estacionamento será um ponto de recarga disponível para a comunidade acadêmica, onde será possível ministrar aulas práticas e desenvolver pesquisas, disseminando a popularização e uso inteligente das fontes alternativas de energia, em especial a solar fotovoltaica, além de fomentar as discussões à cerca dos conceitos de V2G.

Os módulos fotovoltaicos são constituídos de agrupamentos de células fotovoltaicas, que são compostas por uma junção de material semicondutor coberto por um filme antirreflexo na face frontal, com contatos em sua parte frontal e posterior. As células são fontes de tensão e corrente, ligadas em série para elevar o nível de tensão do conjunto, pois o seu valor de tensão unitário é muito baixo.

Em projetos de sistemas fotovoltaicos, os módulos podem ser associados em série e/ou paralelo, dependendo das características do inversor de frequência6 e local de instalação. Estas combinações formam os arranjos fotovoltaicos, que são conjuntos de módulos fotovoltaicos agrupados eletricamente de forma a fornecer uma única saída de tensão e corrente.

Skip to content