Limitador de Corrente de Curto-Circuito

Este projeto de pesquisa é em parceria com a distribuidora de energia do estado do Rio de Janeiro Light, e teve sua primeira etapa intitulada “Limitador de Corrente de Curto-Circuito Híbrido para Sistemas de Distribuição”. O principal objetivo deste projeto foi desenvolver uma tecnologia de Limitador de Corrente de Curto-circuito (LCC) em sistemas de energia elétrica, visando proteger os transformadores e demais componentes de subestações de distribuição.

Curtos-circuitos são falhas que ocorrem devido a uma condição anormal de baixa impedância entre dois pontos do sistema com diferentes potenciais elétricos.

Em muitas situações os curtos-circuitos podem ocasionar maiores danos à rede elétrica do que apenas a descontinuidade no fornecimento de energia, como a queima de equipamentos, que aumentariam os prejuízos da concessionária. Para evitar estes danos os LCCs podem ser instalados nas subestações de sistemas de distribuição.

Os LCCs são equipamentos instalados geralmente em série com a rede elétrica com a finalidade de evitar que a corrente elétrica no sistema ultrapasse os limites suportados pela mesma durante a ocorrência de faltas.

O projeto desenvolveu uma bancada de testes para ensaiar diferentes topologias de LCC, assim como um painel de cargas para simular níveis de carregamento variado.

A partir de simulações, ensaios experimentais e análise técnico-econômica a equipe selecionou a topologia de limitador que mais satisfaz as necessidades da distribuidora.

Skip to content