Compartilhamento de Veículos Elétricos

O crescente aumento da população mundial, bem como o adensamento das cidades, principalmente das grandes metrópoles, faz com que a mobilidade urbana continue sendo um dos maiores desafios no que diz respeito ao planejamento de grandes centros urbanos. Um dos maiores problemas está na expansão da frota de veículos leves com motores a combustão interna e de uso individual, convencionalmente abastecidos por combustíveis de origem fóssil. Essa modalidade de transporte, além de ineficiente energeticamente, provoca diversos danos à sociedade moderna. Neste sentido, o uso de veículos compartilhados é apontado como uma das principais soluções para os problemas de mobilidade urbana, seja por iniciativas como o transporte coletivo, ou pelo compartilhamento de veículos de pequeno porte para pequenas distâncias, como bicicletas e scooters. Além disso, o crescente aumento de tecnologias sustentáveis como veículos elétricos e fontes alternativas de geração de energia corroboram para uma mudança de paradigma no setor de transporte. Sendo assim, este projeto prevê o desenvolvimento de um sistema de compartilhamento de veículos elétricos, compreendendo toda a cadeia de produção, desde o controlador veicular presente nos VEs, até a plataforma online de monitoramento, controle e tarifação dos VEs. Ainda, este sistema será testado em um ambiente operacional, constituído pelo sistema de transporte coletivo da Universidade Federal Fluminense, resultando em testes, demonstrações e avaliações que qualifiquem o sistema de compartilhamento com elevado grau de maturidade (TRL7). Por fim, será construído um modelo de negócios para o sistema proposto, de modo a permitir a extensão para todo o território nacional.

Este projeto tem como objetivo principal a definição e implementação de um sistema de transporte coletivo sustentável e gerenciável, utilizando como ambiente operacional o sistema de coletivos da Universidade Federal Fluminense. O gerenciamento da frota com interação com usuários e gestores se dará através de um produto com capacidade de comunicação usando redes de nova geração, tal como a rede 4G e 5G, visando uma comunicação de alto desempenho, baixa latência e segura para controle, monitoramento e tarifação.

O modelo de otimização da frota, a ser desenvolvido durante a execução do projeto, será aplicável a diferentes malhas viárias, podendo ser utilizado em qualquer região do país e gerando um ativo importante para o Estado, deixando este na vanguarda das tecnologias que dizem respeito às áreas de mobilidade urbana e veículos elétricos.

Em resumo, pode-se listar três macro objetivos para o projeto, sendo eles:

  • Desenvolvimento de um controlador veicular adaptável a diferentes veículos da frota sustentável que será responsável por integrar os veículos a plataforma online, coletar dados e liberar o acionamento dos veículos após pagamento;
  • Desenvolvimento de uma plataforma online de monitoramento, controle e tarifação com integração inteligente.
  • Implantação de um protótipo piloto, em ambiente operacional, para mobilidade urbana gratuito e sustentável, constituído pela substituição de parte do sistema atual por múltiplos modais elétricos, utilizando uma plataforma de compartilhamento de veículos;
  • Mapeamento e otimização da frota, contemplando a criação de um aplicativo que irá auxiliar o usuário fornecendo informações importantes como, por exemplo, o tempo de expectativa de chegada até o destino, a localização dos veículos em tempo real, o tempo de espera médio em caso de indisponibilidade imediata de veículo, entre outros, utilizando redes de comunicação de nova geração;
  • Desenvolvimento de um modelo de negócio visando a expansão da solução proposta para aplicação em diferentes municípios, contemplando questões como o incentivo ao alto grau de compartilhamento, segurança da frota e dos usuários, conforto dos usuários e otimização dos recursos energéticos.
  • O uso de criptomoedas baseadas em crédito de carbono para as viagens, avaliando um modelo de pagamento descentralizado e distribuído;
  • A análise do impacto do uso desses veículos em relação ao crédito de carbono potencial a ser gerado e o desenvolvimento de estudos com cenários de implantação em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro.
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